Ócio Criativo. Pratique e melhore sua performance profissional.

390064-PCBGN5-306
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Ócio Criativo, a ideia desta prática é: pare de produzir para produzir melhor e de maneira mais criativa.

Já imaginou acordar todos os dias disposta para ir ao trabalho? Sentir-se completamente realizada por fazer atendimentos, dar aula ou escrever um trabalho nos feriados e nos finais de semana? Parece piada? Só que pode ser a pura verdade quando você consegue fazer da sua profissão um exercício de criatividade, uma fonte de energia para manter-se saudável física, emocional, espiritual, mental e financeiramente, lógico 

O livro O Ócio Criativo, de Domenico de Masi não é um livro novo no seu lançamento, mas continua extremamente atual no conteúdo que se propõe. O Ócio Criativo foi escrito na década de 90 como uma forma inovadora de definir trabalho. 

A ideia central é mostrar como a alegria e o sentido de realização no nosso dia a dia aumentam a nossa criatividade e o nosso potencial, melhorando assim a nossa performance profissional.

Talvez a grande maioria das pessoas ainda separe o trabalho de diversão, criatividade ou qualquer outra característica positiva. É uma pena. De acordo com Domenico, “com trabalho, estudo e diversão construiremos nossa identidade, não mais pelo que temos, mas sim por meio do que sabemos”.

Esse conceito surgiu para o autor para mostrar a sua insatisfação com o entendimento que temos hoje de trabalho atrelado à competitividade ou a algo separado da nossa vida pessoal. Segundo o autor, as pessoas que amam o que fazem não diferenciam trabalho de lazer.

“Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu tempo livre e o seu trabalho”. – Domenico de Masi.

Pessoas que se encontram em sua profissão querem sempre melhorar e se desenvolver.

Caso você não se encaixe (ainda) nesse perfil, aproveite a ideia de tirar uns dias de folga em julho para fazer uma reflexão ou gerar esse trabalho criativo sugerido pelo livro. Não caia na armadilha de mensurar sua produção por horas trabalhadas. Você é maior que isso! Sua capacidade criativa, o seu potencial de imaginação são infinitamente superiores à sua jornada de trabalho, seja ela qual for.

Hoje muitas pessoas usam a desculpa de falta de tempo para pensar menos e criar menos também. É, na verdade, por meio de reflexão que grandes ideias surgem. Questione-se e reflita sobre tudo no seu dia a dia.

Reserve um sábado e domingo deste mês de julho, aproveite o meio do ano para essa auto-observação, e priorize a sua vida nesses dois dias. Siga as dicas do nosso último post e invista mais em você mesma.

Quem sabe uma grande ideia apareça como resultado desses dias de ‘ócio’?

 Investigue a sua relação com o trabalho e perceba se ele fornece a você não só dinheiro, mas também amizade, amor, diversão, leveza e o sentido de realização que todas buscamos.

Como você pode perceber, todos os posts deste mês estão voltados para a necessidade e os benefícios de criar pequenas pausas na sua rotina habitual. Acredito muito nessa ideia e pratico pausas curtas (e às vezes longas) há anos na minha vida. Sou grata a todas as experiências que vivi, pois foram elas que proporcionaram os maiores e melhores aprendizados da minha vida.

Ninguém nunca vai tirar de você o seu conhecimento, as suas experiências e a sua gratidão pela vida. Invista em você!

Acredite: Vai Dar Tudo Certo!

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Coach, Escritora e Criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com

Deixe um comentário: