Deixe um comentário:

3 Dicas fáceis de como organizar a sua vida financeira – pessoal e profissional

Financeiro
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Você tem dificuldade para separar o dinheiro pessoal do dinheiro da empresa? Vamos apresentar algumas dicas e ferramentas para ajudar você a melhorar essa situação 😉

Antes de mais nada, você precisa entender a importância de ter o dinheiro separado. Concorda?

Acreditamos que é por meio da separação financeira, pessoal e da empresa, que você vai ter clareza dos recebimentos e gastos. Só assim, você poderá tomar decisões mais assertivas. 

A organização financeira é a chave para o sucesso do seu negócio!

Estas dicas e ferramentas vão ajudar você a organizar a sua vida financeira e a vida financeira da sua empresa. Seja qual for a sua área de atuação, prestação de serviços, venda de produtos físicos ou digitais, organizar e separar a renda pessoal da profissional é a chave para manter o bom funcionamento da empresa (e o seu! hehehe).

#1 – Tenha 2 contas bancárias.
Se você tem uma única conta bancária e toda movimentação financeira passa por ela, gasto pessoal ou da empresa, você precisa separar essas informações o quanto antes!

Para quem tem CNPJ, a estrutura financeira ideal é ter duas contas: uma atrelada ao CNPJ (para as movimentações da empresa) e outra atrelada ao CPF (para as movimentações pessoais). Essas contas podem ser na mesma instituição financeira. 

Caso você não tenha CNPJ ainda, a opção é ter duas contas atreladas ao CPF, mas em bancos diferentes. Assim, as movimentações pessoais passam por uma conta e as movimentações da empresa passam pela outra conta. 

O importante em todos os casos é procurar instituições financeiras que não cobrem tarifas bancárias ou que tenham o melhor custo-beneficio para o seu uso.

#2 –  Defina o seu salário.

Existem algumas formas de definir o quanto você vai receber. A mais indicada, para quem está iniciando, é definir um  pró-labore fixo ou pró-labore com participação nos resultados.

A primeira opção (pró-labore fixo) é a mais indicada para empresas que trabalham com receita recorrente. Todos os meses, em um dia pré determinado, você vai passar da conta da empresa para a sua conta pessoal, o valor estabelecido. Esse é o seu salário (pró-labore, para a empreendedora).

A segunda opção (pró-labore + participação nos resultados) é a mais indicada para quem é impactada por sazonalidade. Ou seja, existem meses com receita alta e outros meses com receita baixa.

Seguindo essa indicação, você vai definr um valor menor de pró-labore e, de tempos em tempos, fazer a retirada de um percentual do lucro da empresa. Este processo pode ser melhor estruturado com o auxilio de uma contadora ou de um consultora financeira.          

Em ambos os cenários, a receita vai toda para a conta da empresa e, na data planejada, o valor do pró-labore é transferido para a conta pessoal.

#3 – Mantenha a consistência.
Não abra exceções. Pegar dinheiro do caixa da empresa para ir à padaria ou pagar uma conta pessoal, mesmo que tenha a intenção de fazer “só mais esta vez”, acaba dificultando a organização financeira.

Má organização financeira é o que mais prejudica o crescimento e a existência da sua empresa.

Matenha a separação dos recebimentos e gastos de forma consistente, mês a mês, e se sentir necessidade reveja os números definidos para seu salário.

Num primeiro momento, pode parecer complicado fazer essa organização. Porém, é mais fácil do que você imagina e, uma vez que você consiga, vai deixar o seu dia a dia de empreendedora muito mais simples.


Se quiser mais dicas de como se organizar melhor e ter mais inspiração nos seus dias, conheça a nossa comunidade.

https://vaidartudocerto.blog.br/comunidade/

Vamos adorar ter a sua participação todos os meses. Somos um grupo de profissionais engajadas em aprendizado e crescimento de forma sustentável e com a participação de pessoas que acreditam e agem como a gente.

Entendemos bem a importância de uma vida financeira organizada. Não é só a sua empresa que ganha com isso. Sua tranquilidade em saber que está tudo fluindo bem, vai gerar ainda mais contatos, mais criatividade, melhores negócios e, consequentemente, muito mais dinheiro para sua empresa e para você.

Vem aprender com a gente também!

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Coach, Escritora e Criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Planejamento para um mês maravilhoso!

Yes! Esta é a sua agenda para um mês incrível :-) É só preencher e seguir os passos para os seus objetivos. Tudo pronto para você, aproveite! Deixe seu email e receba a agenda com dicas super importantes.