fbpx

Deixe um comentário:

Como se organizar financeiramente para mudar de carreira

Money + Time
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Um frio da barriga, as mãos que suam, a falta de sono de tanto pensar. Você já sentiu isso?
Começar algo novo, um projeto, a carreira ou um negócio, sempre dá um friozinho na barriga. Quando a mudança é desejada e planejada as chances de dar tudo certo é maior. E o friozinho na barriga fica sendo só um friozinho na barriga mesmo hehehe. 

Muitas pessoas que procuram a Vai Dar Tudo Certo! estão em busca de uma carreira nova. E foi por esse motivo que resolvemos compartilhar dicas que funcionaram e ainda funcionam muito bem para nós.

Um dos primeiros passos e talvez o mais importante é montar a sua reserva de emergência.

Comece com a quantia que for possível e tenha consistência para aumentar a sua reserva até chegar no valor necessário. A reserva de emergência é um investimento. Ela é a base da organização financeira pessoal e por isso é essencial que ela tenha esta características:

– Ser um investimento seguro de alta liquidez (que possa ser sacado a qualquer momento). O Tesouro SELIC ou um CDB, rendendo pelo menos 100% do CDI com liquidez diária, são boas opções. 

Quanto ao valor para a sua reserva emergencial, ele deve ser baseado no seu custo de vida. É legal pensar em algo entre 6 e 12 meses do seu custo de vida mensal, a opção que deixar você se sentindo mais segura. 😊

Essa reserva deve ser usada somente em caso de emergência (como o nome já diz). E, caso você precise retirar dinheiro da sua reserva, tenha como meta recompor o valor retirado o quanto antes. O maior objetivo em criar uma reserva emergencial é deixa-la sempre disponível, trazendo segurança para o seu planejamento financeiro.

O segundo passo é estimar os impactos que a mudança que você deseja vai ter no seu bolso.💸💸

 Por exemplo, ao iniciar um projeto novo, faça um orçamento sobre o quanto ele vai custar, o tempo que ele vai durar e os imprevistos que podem acontecer.

Se você planeja trocar de carreira, é importante pesquisar sobre:

    • quanto ganha uma pessoa iniciando nessa carreira.
    • quais cursos e certificações são necessários (e quanto eles custam).
    • como esses valores vão impactar no seu orçamento atual.
    • a possibilidade de reduzir seu custo atual para caber no novo salário.
    • a necessidade de fazer uma reserva especial para cobrir a diferença salarial. 

Para quem vai criar um novo negócio, é essencial fazer um plano de negócio e verificar a viabilidade. O planejamento financeiro deve receber uma atenção especial para que seu novo negócio seja sustentável. 
É importante entender quanto será investido e qual a origem desse valor. Por exemplo, você vai usar recurso próprio ou será necessário financiamento ou empréstimo?

O terceiro passo é buscar ajuda de um profissional da contabilidade para abertura e formalização da empresa, deixando tudo dentro da legalidade.

Além de um contador, um consultor financeiro (ou BPO financeiro) pode dar o suporte para a sustentabilidade da empresa orientando a:

    •  dar a precificação correta para seu produto ou serviço.
    • orçar produtos e serviços.
    • criar um fluxo de caixa.
    • esclarecer qual a sua margem de lucro.

Um consultor financeiro ajuda em tudo que envolve o financeiro da empresa. É uma opção excelente para autônomas e MEIs que podem ter uma consultoria personalizada ganhando clareza sobre o seu negócio e tranquilidade para atuar no dia a dia.

Seja qual for o novo projeto, o retorno financeiro não virá da noite para o dia. Pode demorar meses ou anos para você chegar onde quer. Uma boa organização financeira ajuda a atravessar os altos e baixos que virão com a mudança. 

Se você busca uma rede de apoio, com outras profissionais que querem sempre se desenvolver, venha conhecer a nossa comunidade. Somos especializadas em mudanças hehehe todas passamos por troca de carreira, abertura de novos negócios e amamos o friozinho na barriga que mencionamos no início deste texto. Temos o conhecimento e a rede de apoio necessária para fazer com que esse tipo de motivação seja saudável pessoal, profissional e financeiramente.

Conheça a nossa comunidade Vem mudar e crescer com a gente também!

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Coach, Escritora e Criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I Love Mondays - Ebook 2019

Baixe este ebook incrível (e gratuito!) para receber 12 estratégias práticas e inspiradoras. Você terá novidades para aplicar pelo ano todo! Sim, uma estratégia por mês :-)