fbpx

Deixe um comentário:

Quase deu tudo errado! 3 lições importantes sobre o primeiro Inspire-se

Post Inspire-se
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Nosso primeiro Inspire-se, que não tinha nome na época, aconteceu em 2014 quando convidei amigas que viraram clientes e clientes que viraram amigas para um café domingo a tarde.
 
Eu já trabalhava como coach há quase um ano e pensei: “se eu convidar essas profissionais para uma conversa, cada uma pode falar sobre sua carreira e se ajudar.”
 
Um dos meus maiores valores, desde o início, foi/é preservar a confiança e o bem-estar de quem me contrata. E uma das nossas regras é não divulgar os nomes ou qualquer informação sobre quem participa do nosso trabalho. Desde que comecei, prezo por esse sigilo profissional.
 
Quando pensei no café casual, ninguém saberia quem era cliente, amiga, irmã. A ideia era se conhecer e ajudar outras profissionais. Deixei essa informação bem clara e assim que fiz o convite, todas aceitaram! 
 
Reservei uma mesa em um café no centro de Florianópolis e preparei uma apresentação das pessoas e do encontro.
 
No domingo agendado, estava frio e chovia muito. Muito! Com o vento sul que quem conhece a ilha sabe como é. Fui até o café e estava fechado. Como sou adiantada com os horários, achei que era cedo demais e revisei minhas ideias enquanto esperava. 
 
Minutos antes do horário agendado, nenhuma movimentação no café. No horário agendado, o café continuou fechado. Pânico geral em mim!
 
Meu primeiro encontro profissional, que não era muito profissional, começou dando errado.
 
As primeiras convidadas chegaram e ficamos conversando em pé na calçada. Eu sorria por fora e chorava por dentro. Repetia a frase mentalmente enquanto sorria: “vai dar tudo certo!” Foi aí que vi uma padaria aberta do outro lado da rua e convidei todas para irmos até lá. Conseguimos mesas no mezanino, tomamos um café e a conversa fluiu muito bem.
 
Todas se conheceram, trocaram ideias de vendas, atendimentos, marketing, foi um sucesso!
 
Meu nervosismo, depois dos primeiros minutos, foi passando. Consegui aproveitar o encontro e até hoje esse grupo faz parte da nossa lista mais que VIP hehehe. Profissionais incríveis, dedicadas a fazer dar certo, sempre participativas.
 
Tinha tudo para dar errado:
Domingo a tarde.
Local fechado.
Muita chuva.
Vento sul.
Frio.
 
Mas deu tudo certo! Hoje quando lembro desse episódio, percebo as 3 lições importantes sobre esse primeiro encontro que começou nada inspirador:
 
1 Pessoas comprometidas a ajudar
Escolher pessoas com valores e objetivos semelhantes garante o sucesso das suas ideias, principalmente quando você está começando e ainda se sente insegura. Veja quem são essas pessoas na sua vida e crie uma rede de apoio ao testar seus projetos.
 
Quando vi aquelas profissionais que admiro tanto na chuva, em pé na calçada com vento e frio eu me senti uma avestruz. Queria enfiar a cabeça no chão. Até hoje, nenhuma delas lembra dessa parte. Todas falam de como foi importante ter ido ao encontro aquele domingo e todas ainda mantém contato. Graças a esse apoio, outros encontros aconteceram. Graças a elas, mantive o foco no que deu certo, ganhei coragem para continuar e promover novos encontros. 
 
2 Vontade de fazer dar certo maior que os eventos. 
Essa vontade vinha de mim, não sei se por profissionalismo ou desespero (kkkk) e veio do grupo de convidadas também. Durante toda a tarde, queríamos cooperar, trocar experiências e aprender uma com a outra. Manter a calma, a simpatia e o foco na solução são essenciais para qualquer situação. Não importa o tempo, a temperatura e nem o local. O importante é somar o seu conhecimento à sua vontade de fazer dar certo. 
 
 
3 Organização e planejamento, sempre! 
Depois desse primeiro evento pouco inspirador em termos de organização e planejamento, todos os locais, horários, convidados, detalhes sobre o que produzimos, são revisados com frequência. Criamos um checklist para eventos presenciais e online e melhoramos muito. Sempre dá tudo certo? Não. Ainda cometemos erros (rsrs). Então recorremos às duas lições anteriores.
 
O próximo Inspire-se vai acontecer dia 28 de julho às 20h. Pessoas incríveis já estão confirmadas, o conteúdo pronto e revisado e a nossa vontade de fazer dar certo aumenta a cada encontro.

Vamos? 
 
Faça a sua inscrição pelo link e seja parte deste grupo também.

 

 
Juliana Santana.

Juliana Santana.

Coach, Escritora e Criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I Love Mondays

Você quer começar a semana motivada e com ideias práticas do que fazer para ter a vida dos seus sonhos? Inscreva-se para receber o I love Mondays nosso áudio de toda segunda-feira.