fbpx

Deixe um comentário:

Como está a sua vida financeira hoje?

Copy of Unnamed Design (1)
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Se você está chegando por aqui agora, convido você a ler o post anterior. Este post é parte de uma série que estamos fazendo sobre organização financeira para empreendedoras e no primeiro post falamos sobre como é a nossa relação com o dinheiro.

Neste segundo post vamos falar sobre como identificar a situação atual em que você se encontra com relação as suas finanças.

Este é um convite para você ter um maior controle das suas finanças e das finanças da sua empresa também.

Vamos começar olhando para todas as entradas financeiras, separando as entradas da empresa da sua vida pessoal. Não se preocupe se hoje você não separa o financeiro pessoal do profissional, até o final desta série vamos dar algumas ferramentas para ajudar a chegar lá.

Acreditamos que só podemos melhorar aquilo que tomamos consciência e botamos nosso foco.

Vamos começar com uma atividade para identificar como está a sua vida financeira hoje, criando em você consciência sobre o assunto e dando mais foco ao seu dinheiro.

Separe em duas listas: as receitas do negócio em uma lista e as receitas pessoais em outra (pode ser o valor médio dos últimos 3 meses).  Se você ainda não tem essa informação, considere tudo que é receita proveniente da venda de produtos ou serviços como profissional e outras receitas como aluguéis, rendimentos de investimentos, como pessoal.

 

 

 

Após o levantamento das receitas, vamos passar para as despesas. Da mesma forma que fizemos com as receitas, separe as despesas profissionais das despesas pessoais. Veja os exemplos:

 

 

 

Dica: o que for despesa fixa, coloque o valor real. O que for despesa variável, coloque a média dos últimos 3 meses. Nos exemplos, colocamos alguns registros, mas você deve prever o total de suas receitas e despesas nas respectivas tabelas.

Um ponto de atenção aqui é o uso do cartão de crédito. Ele não é uma despesa, ele é um meio de pagamento. As despesas estão dentro da fatura do cartão e é importante, neste momento, olhar para cada uma delas.

Feitas as duas atividades, é possível ter um panorama geral de como está a sua saúde financeira e responder as seguintes perguntas:

  1. Os valores que entram e saem são equivalentes?
  2. Está sobrando ou faltando dinheiro?
  3. Em caso afirmativo, o que você faz em cada situação?
  4. Para onde o dinheiro está indo, quais suas principais despesas?
  5. Como o dinheiro está entrando, quais suas principais fontes?
  6. Qual o seu esforço para ter a receita que tem hoje?
  7. Você está feliz com o resultado?
  8. Como pode melhorar?

Mais um ponto importante aqui é levantar as dívidas. Todo tipo de parcelamento, financiamento, uso de cheque especial (limite de conta), é uma dívida. Levantar os valores devidos (total e mensal) é muito importante. Verifique os valores de juros e tarifas de cada um deles. Existe a possibilidade de trocar por uma dívida mais barata? Com menos juros?

Fazer essas atividades requer tempo e concentração. Sabemos que exige dedicação da sua parte, porém, lembre-se: tudo que ganha nossa atenção, expande 😉

São essas atividades que darão a você uma visão macro de seu cenário atual. Você também pode contratar uma consultoria especializada para ajudar a organizar as suas finanças.

O importante é agir! Encarar os números, organiza-los e fazer com que cresçam a seu favor.

Faça as atividades propostas e continue com a gente. Os próximos posts vão continuar com dicas práticas para você =)

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Coach, Escritora e Criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I Love Mondays

Você quer começar a semana motivada e com ideias práticas do que fazer para ter a vida dos seus sonhos? Inscreva-se para receber o I love Mondays nosso áudio de toda segunda-feira.