Este é o quarto post da série sobre organização financeira para empreendedoras e vamos ajudar você a separar o dinheiro da sua empresa, do seu dinheiro pessoal.
Para alcança este objetivo é legal saber o porquê é importante separar pessoa física (PF) de pessoa jurídica (PJ).
- Simplifica a sua vida. Facilita a organização dos seus objetivos (seus e da empresa).
- Esclarece a forma como você lida com o dinheiro. Lidar com o dinheiro pessoal é diferente da forma como você deve lidar com o dinheiro da empresa.
- Mostra profissionalismo e organização para sua equipe, seus clientes, para você mesma. Por isso é tão importante ter contas bancárias separadas.
- Existem ainda questões legais que podem causar prejuízo, além de tirar o seu sono. Pessoa física e jurídica têm obrigações diferentes 😉
- Cria eficiência na sua atividade profissional, o que deve ser o seu foco.
Mesmo que você ainda não tenha CNPJ, existem formas de separar a conta pessoal da conta profissional. Uma dica é buscar contas gratuitas em bancos digitais. Se precisar de ajuda busque uma consultoria especializada.
Quando você faz essa separação, você chega a informações do tipo: qual faturamento necessário? Quantos produtos preciso vender?
Com base nessas perguntas, você vai além e cria estratégias de como aumentar a receita. Ou pelo menos, pensa sobre o assunto. Como aumentar a margem de contribuição? Como está a precificação? Precisa e consegue diminuir as despesas?
Este nível de organização vai permitir que você estabeleça um pró-labore, seu “salário” de pessoa física.
Tudo que sugerimos até aqui trará tranquilidade para a sua organização financeira profissional e pessoal também.
Invista em você! Faça as atividades propostas, busque ajuda de especialistas e continue crescendo pessoal e profissionalmente. Sempre vale a pena!