fbpx

Deixe um comentário:

Vamos falar sobre organização?

Untitled design

Aqui na Vai Dar Tudo Certo! nós gostamos muito de estudar e colocar em prática tudo o que conhecemos sobre organização. Enxergamos a organização como um jeito de simplificar as nossas vidas, deixá-la mais simples e mais ágil.

Vamos falar um pouquinho sobre ela agora? Vai ser muito divertido!

Como está a sua rotina, pensando nos últimos 3 meses? Está trancada, a vida está fluindo? O que você pode fazer para agilizar a sua vida?

Como você está se sentindo: realizada ou precisando de férias? E as suas conquistas desde o início do ano? Do que você se sente orgulhosa por ter conquistado ou alcançado até agora?

Agora, pense nos seus valores, os nossos grandes valores: saúde, relacionamentos, carreira e lazer. Que nota você dá para cada um deles pensando nos últimos três meses?

Para organizar a sua vida para os próximos três meses, continue com os seus grandes valores. Pense em qual nota você quer para cada um deles e comece a organizar a sua vida, a sua rotina, seus compromissos de uma forma que te ajudem a alcançar essas notas.

Importante! Inclua nesse planejamento a diversão! Ela é muto importante para ajudar a sua vida a fluir e mais organizada!

OK! Mas vamos falar agora de organização para alguns pontos mais específicos:

Como se organizar para estudar em casa?

Sabe aquele dia em que você se prepara para estudar e tudo acontece para te impedir de alcançar esse objetivo? O que fazer para que nada de errado?

Siga essa estrutura para que o estudo flua com naturalidade:

Tenha um objetivo para esse estudo: uma prova, uma aula, um curso que precisa ser concluído…

Organize e separe o que vai estudar: livros, apostilas, módulos online

Não comece a estudar pensando no que tem que fazer!

Planeje e organize na sua agenda o que e por quanto tempo você vai estudar em cada dia.

Organize o seu espaço físico: tenha um local limpo, organizado e silencioso. Avise as pessoas que você não pode ser interrompida.

Tenha em mãos o material de apoio que vai usar: caneta, lápis, borracha, caderno de anotações, computador com internet

Se você tem filhos, faça um combinado de tempo: “enquanto eu estiver lá naquele local, vocês ficarão aqui nesse outro local brincando e em determinado tempo eu estarei aqui para brincar com vocês.” Dá muito certo! Testado e aprovado pela Ju!!!!

Quando a gente cumpre o que se propõe a fazer e tem a sensação de dever cumprido vai se sentir orgulhosa e motivada para continuar. No dia seguinte é só continuar seguindo a organização!

Como ter mais energia durante a semana?

Não temos fórmula mágica, não acreditamos nisso! Você vai criar a sua própria fórmula somando toda as fórmulas que conhece e que fazem sentido para você.

Então, aproveite os passos aqui e, se forem válidas para você, adapte à sua rotina e as use enquanto fizerem sentido.

Faça uma auto-observação: qual seu ritmo, qual os seus melhores horários?

Quais atividades cabem na sua rotina? Quais delas você gosta e são adequadas ao seu estilo de vida atual?

Quais atividades que sugerem, você gosta de fazer?

O que cabe na sua vida? Isso é importante porque estamos gerando energia e não desperdiçando.

Pense nisso tudo e crie a sua fórmula mágica de energia diária!

Como se organizar no trabalho?

Para se sentir calma e produtiva é importante que você tenha dias e horários a serem seguidos. Para quem trabalha para uma empresa isso é mais fácil de seguir do que para quem tem seu próprio negócio, mas independente da condição, isso é essencial para manter o seu pico de motivação e produção elevados.

Tenha objetivos e prazos bem definidos. O que você vai conquistar nessa semana, nesse mês? Ter os objetivos definidos vai ajudar você a se livrar fácil dos imprevistos.

Use agenda, óbvio! Tenha uma fermenta para acompanhar sua evolução e registrar seu progresso.

Importantíssimo! Evite reuniões. Sempre pergunte se o assunto pode ser resolvido por e-mail ou por mensagem. Na maioria das vezes o assunto da reunião ser resolvido com uma simples troca de mensagens. Se não for possível, defina a pauta da reunião antecipadamente, assim a vida de todos flui melhor.

Faça pausas e crie blocos de trabalho no seu dia ou semana. Nesse momento, faça um alongamento, ou tome um café. Isso vai ajudar você a voltar mais motivada ao trabalho. Cuide da saúde para se manter em movimento!

 

Para manter a organização na vida, nunca esqueça de fazer uma autoavaliação. O que funcionou, o que pode ser melhorado e o que deve se totalmente diferente para um próximo período.

Invista sempre em você! O resultado vai ser percebido na sua vida profissional e pessoal.

E, sempre que quiser, conte conosco!

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Escritora, coach e criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Artigos:

I Love Mondays

Você quer começar a semana motivada e com ideias práticas do que fazer para ter a vida dos seus sonhos? Inscreva-se para receber o I love Mondays nosso áudio de toda segunda-feira.