fbpx

Deixe um comentário:

Como superar o cansaço no trabalho

IMG_4577_jpg

Você já se sentiu cansada do trabalho? Querendo jogar tudo fora e começar do zero?

Que ótimo! Isso significa que você é saudável, passa por momentos de alegria e de tristeza também. Está tudo bem. É assim mesmo.

E não é somente com o trabalho que nos sentimos cansadas, concorda? Pode ser com a casa, com as roupas, com a rotina. 

A melhor parte desse cansaço é a reflexão que ele pode proporcionar.

Aproveite essa sensação de cansaço para fazer um balanço de como está a sua vida.

Vamos começar sugerindo aspectos para você avaliar neste momento:

Primeiro aspecto. Sentir-se cansada é normal, bem normal. Preocupante é quem não cansa. A mudança de sentimentos é saudável porque todo início de atividade tem desafio e novidade. Tudo que estamos aprendendo gera curiosidade, é gostoso. E quando a novidade deixa de ser novidade o cansaço e o desânimo batem mesmo. A rotina, as atividades e até as pessoas começam a não ter tanta graça.

Segundo aspecto. Jogar tudo fora não existe. Mesmo se você fosse uma professora de inglês, por exemplo, e resolvesse trabalhar no ramo de salão de beleza, você reaproveitaria a sua experiência. Nesse exemplo, você pode usar a didática que tinha com a equipe de professores, alunos e pais de alunos para se relacionar com os novos clientes. Usaria o conhecimento que já tem de uma forma diferente, reaproveitando conceitos, reelaborando outros e se mantendo em movimento.

Terceiro aspecto. Começar do zero também não é possível. Mesmo que quiséssemos, dizem que já nascemos com uma bagagem de informação hehe então não é uma opção válida. E por que começar do zero se já temos experiência e rede de contato? Experiência e pessoas são essenciais para nos ajudar. Podemos ir mais longe e sermos ainda mais felizes e realizadas.

Será que considerando esses aspectos você concorda que dá para superar o cansaço? É uma alternativa viável? 

Ótimo! Porque temos 3 ações práticas para você realizar agora mesmo.

Deixe o cansaço de lado, aproveite a ‘vibe‘ de baixa emocional e use sua experiência para ajudar.

Funciona! Você só tem que aplicar 😉

Pronta? Vamos lá.

1. Construa uma linha do tempo de conquistas. Liste os marcos desde que começou a sua carreira profissional, marcos que você considera degraus, aqueles pelos quais você passou e deixaram você mais alta, melhor e mais forte.

Esses marcos não são necessariamente experiências boas. Às vezes, evoluímos mais quando sofremos.

E, por que fazer isso? 

Para mostrar para você os seus progressos, quanto de agilidade você ganhou, a evolução da sua remuneração, as pessoas com quem se relacionou e como elas ajudaram a crescer. Você vai ver que está progredindo e que agora só está cansada e está tudo bem, faz parte do processo.

2. Use uma agenda. Qualquer agenda. Pode ser uma folha de papel ou um documento digital. Anote seus compromissos e atividades: que horas acorda, que horas almoça, que horas trabalha, o que faz depois do trabalho. Depois de tudo anotado, de segunda a sexta-feira, você vai ter noção da sua rotina. Pode ser que ela não esteja muito boa e por isso você esteja sem vontade de trabalhar. 

Para mudar essa situação, pense sobre sua rotina e o que deixaria você mais feliz: uma atividade nova? Um horário diferente? Um lugar diferente para trabalhar? Experimente inserir uma novidade na sua rotina. Pode ser que você não resolva o cansaço de imediato, mas deve ganhar mais conhecimento e clareza sobre o que deseja.

3. Pense em novidades. Quais novidades você pode trazer para o seu trabalho, especificamente? O que você poderia criar ou fazer diferente?

Criar um produto, por exemplo. Logo que começamos a ensinar as pessoas a se organizarem, criamos a agenda impressa porque a Ju ama criar produtos.  Criar é motivação para ela, traz a vontade de trabalhar de volta quando ela se sente desanimada. 

E depois da agenda já vieram vários outros produtos: lápis, caderno, caneca, e-book, curso, aula, a Comunidade Vai Dar Tudo Certo!

Tudo começou com uma sensação de cansaço. Aproveite 😉

O que traria motivação a você? Pense no que pode ser criado e que promova mais agito e desafios para a sua rotina.

Gostou das ideias? Elas são bem práticas e eficientes. Sabemos disso porque usamos com frequência e os resultados vão além do que esperamos.

Tudo o que você precisa fazer agora é sentar e colocar em prática o que sugerimos para deixar o cansaço de lado.

Qualquer dúvida, entre em contato. Comece agora!

Juliana Santana.

Juliana Santana.

Escritora, coach e criadora da marca Vai Dar Tudo Certo.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Artigos:

I Love Mondays

Você quer começar a semana motivada e com ideias práticas do que fazer para ter a vida dos seus sonhos? Inscreva-se para receber o I love Mondays nosso áudio de toda segunda-feira.